Post no Facebook pede ajuda para recuperar gata em Ohio, Springfield
Reprodução/Redes Sociais
Uma gata da raça Maine Coon que virou protagonista da campanha eleitoral americana por conta de boatos de que imigrantes estavam comendo animais de estimação foi encontrada são e salva. Em vez de estar no prato de haitianos, ela estava escondida no porão da casa da dona.
Seu desaparecimento na cidade de Ohio, Springfield, no fim de agosto, ajudou a fomentar um boato espalhado por grupos supremacistas e anti-imigração que foi amplificado pela campanha de Donald Trump e de seu candidato a vice, J.D. Vance.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O boato foi repetido por Trump no debate eleitoral contra a democrata Kamala Harris. Ele foi desmentido ao vivo pelo mediador e acabou virando meme nas redes sociais.
“Em Springfield, eles [imigrantes] estão comendo os cachorros.”, disse o ex-presidente. “Eles estão comendo os gatos. Comendo os pets das pessoas que moram lá”.
Dias antes, J.D. Vance havia compartilhado em suas redes sociais que seu gabinete havia recebido “várias denúncias” de habitantes sobre imigrantes haitianos roubando animais de estimação para comer.
No próprio dia do debate, no entanto, o candidato a vice disse que era possível que “todos esses rumores sejam falsos”.
‘Miss Sassy Pants’ desaparecida
Questionado pelo jornal americano “The Wall Street Journal” sobre o boato, um porta-voz de Vance um boletim de ocorrência registrado por uma moradora de Springfield, Anna Kilgore, reportando que sua gata de estimação talvez tivesse sido roubada por seus vizinhos haitianos.
Em uma postagem de 27 de agosto no Facebook, em uma comunidade fechada chamada “Animais Achados e Perdidos de Springfield, Ohio”, há uma postagem de Kilgore pedindo informações sobre sua gatinha desaparecida, Miss Sassy Pants.
A própria residente, no entanto, recebeu o “Journal” em sua casa e afirmou que Miss Sassy retornou sozinha à casa alguns dias depois da postagem, e foi encontrada no porão.
Kilgore, que é apoiadora de Trump, disse ao jornal que pediu desculpas para seus vizinhos haitianos com a ajuda de sua filha e de um aplicativo de tradução do celular.
Gatinha que deu origem a boato de Trump de que haitianos comiam pets é achada no porão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.