Presidente deu a declaração durante reunião ministerial do G20 em Nova York. A reformulação da ONU e de seu Conselho de Segurança, com ampliação da representação de países do Sul Global, é uma das principais bandeiras de Lula na área internacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (25) que o Brasil considera a possibilidade de apresentar uma proposta de convocação de uma conferência de revisão da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU), o tratado fundamental da entidade.
Lula anunciou a intenção durante abertura da reunião ministerial do G20, em Nova York, nos Estados Unidos.
O petista disse que a proposta a ser apresentada teria como base o artigo 109 da Carta da ONU, que diz que “uma Conferência Geral dos Membros das Nações Unidas, destinada a rever a presente Carta, poderá reunir-se em data e lugar a serem fixados pelo voto de dois terços dos membros da Assembleia Geral e de nove membros quaisquer do Conselho de Segurança”.
“O Brasil considera apresentar proposta de convocação de uma conferência de revisão da carta da ONU com base no seu artigo 109”, afirmou Lula.
Brasil considera submeter proposta formal de reforma das regras da ONU, diz Lula
Adicionar aos favoritos o Link permanente.