O presidente da França, Emmanuel Macron, rejeitou nesta segunda-feira (26) nomear como primeira-ministra a candidata de esquerda Lucie Castets. Ele convocou uma nova rodada de consultas com partidos e disse que tomou a decisão em nome da “estabilidade institucional”.
O bloco de esquerda Nova Frente Popular venceu as eleições legislativas de julho, mas não conseguiu formar uma maioria absoluta. Ao todo, o grupo conquistou 182 assentos, contra 168 da coalizão de Macron e 143 da extrema direita.
Após as eleições, o primeiro-ministro Gabriel Attal apresentou a carta de renúncia. Entretanto, a pedido de Macron, Attal continua no cargo de forma interina até que um novo governo seja formado.
Desde então, o presidente francês iniciou as negociações com os partidos para a escolha de um novo primeiro-ministro. A Nova Frente Popular apresentou a candidatura de Lucie Castets.
Nesta segunda-feira, Macron publicou um comunicado dizendo que não poderia aceitar um plano de governo que atenda somente os interesses da Nova Frente Popular.
“Um governo baseado apenas no programa e os partidos propostos pela aliança com maior número de deputados, a Nova Frente Popular, seria imediatamente censurado” na Assembleia, afirmou o presidente.
Macron afirmou ainda que ouviu líderes partidários para tomar a decisão. O presidente pediu para que as lideranças políticas tenham “espírito de responsabilidade”.
Com a decisão de Macron, lideranças da Nova Frente Popular disseram que vão barrar qualquer outra indicação para primeiro-ministro que não seja Lucia Castets. O presidente francês também foi ameaçado de um processo de impeachment.
A deputada Mathilde Panot, que integra a Nova Frente Popular, afirmou que o bloco não vai permitir que a vontade popular seja desrespeitada.
“Se o Presidente da República persistir na sua negação, iniciaremos contra ele um processo de impeachment, nos termos do artigo 68 da Constituição”, publicou em uma rede social.
Macron se recusa a nomear governo de esquerda e recebe ameaça de impeachment
Adicionar aos favoritos o Link permanente.