Presidente ucraniano vai apresentar propostas para Joe Biden, na próxima semana; apesar de atualizações diárias, há poucas pistas sobre o conteúdo do plano. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o americano Joe Biden em reunião em 21 de setembro do ano passado.
JULIA NIKHINSON/POOL/EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK via BBC
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (18) que o “plano da vitória”, que levará paz ao país, está pronto depois de muitas consultas, informou a Reuters. O plano, segundo a agência, também vai buscar manter a Ucrânia forte e evitar “conflitos congelados” — em referência à guerra com a Rússia.
No mês passado, Zelensky prometeu apresentar o plano para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O encontro deverá ocorrer na próxima semana enquanto participam das sessões do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Até agora, apesar de o presidente ucraniano fornecer atualizações diárias sobre a preparação do plano, ele deu poucas pistas sobre o conteúdo, indicando apenas que visa criar termos aceitáveis para a Ucrânia, que está em guerra com a Rússia há mais de dois anos e meio.
“Hoje, pode-se dizer que nosso plano de vitória está totalmente preparado. Todos os pontos, todas as áreas de foco principais e todas as adições detalhadas necessárias do plano foram definidas”, disse Zelenskiy em discurso por vídeo.
Segundo ele, o mais importante será a determinação para implementá-lo. Para Zelensky, não há alternativa viável para alcançar a paz que passe por “congelar” o conflito sem uma solução real e que isso “simplesmente adiaria a agressão russa para outra fase”.
Leia também:
Putin dá ultimato para que EUA e Europa não entrem na guerra da Ucrânia
Soldados e civis da Ucrânia se emocionam ao voltar ao país após 2 anos em cativeiro
Chefe de armas da Ucrânia e 4 ministros renunciam antes de ‘plano da vitória’ de Zelensky
Na terça-feira (17), o presidente disse que uma reunião com os principais comandantes produziu “conteúdo bom e forte” em termos militares, “precisamente do tipo que pode fortalecer significativamente a Ucrânia”.
Zelensky usou como base para negociações um plano de paz que apresentou no fim de 2022, pedindo a retirada de todas as tropas russas, a restauração das fronteiras pós-soviéticas da Ucrânia e um meio de responsabilizar a Rússia por sua invasão.
O plano foi o foco de uma “cúpula de paz” realizada pela Suíça, em junho, com os participantes prometendo convocar uma segunda cúpula ainda este ano. A Rússia não foi convidada para a cúpula de junho e a considerou sem sentido, embora a Ucrânia e seus aliados digam que Moscou poderia participar do próximo encontro.
Zelensky rejeitou qualquer rodada de negociações enquanto as tropas russas ocuparem quase 20% do território do país. A Rússia afirmou repetidamente que está disposta a negociar, mas descarta discussões enquanto as forças ucranianas permanecerem em sua região de Kursk, após ter lançado uma incursão na área no mês passado.
Zelensky diz que ‘plano da vitória’ que levará paz à Ucrânia está pronto
Adicionar aos favoritos o Link permanente.