Presidente cumpre agenda em Nova York desde domingo (22), quando participou da Cúpula do Futuro, evento convocado pelo secretário-geral da ONU para discutir o sistema multilateral. Lula discursa na Cúpula do Futuro da ONU
ANGELA WEISS / AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (23) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, em Nova York, nos Estados Unidos.
Além disso, o presidente participará de eventos organizados pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e pela fundação do fundador da Microsoft, Bill Gates.
Lula está desde sábado em viagem a Nova York para participar da 79ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na próxima terça-feira (24).
Momento delicado
Lula tem previsão de retornar ao Brasil na quarta-feira (25) – e faz essa viagem em um momento delicado para a imagem externa do país.
O governo defende pautas de preservação ambiental e tenta ser protagonista na transição energética, porém tem dificuldades para enfrentar a onda de incêndios e queimadas das últimas semanas.
O combate às mudanças climáticas deve ser um dos temas abordados por Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas. Neste ano, o Brasil vivenciou dois extremos, com as cheias de maio no Rio Grande do Sul e a atual seca no país.
Pacto Global da ONU alerta: crise climática tem impacto maior nas comunidades vulneráveis
Acordo Mercosul-UE na pauta
Com Ursula Von der Leyen, Lula deve tratar também do acordo comercial do Mercosul com a União Europeia – que está travado em função da contrariedade de alguns países europeus, como a França, a trechos do acordo que tratam de produção agrícola.
Na última terça-feira (17), durante reunião com os chefes dos poderes para anunciar medidas contra incêndios florestais e queimadas, Lula disse que vai tentar evitar que o aumento do fogo no país seja incluído nas tratativas sobre o acordo.
“Eu estarei com a negociadora da Comissão da União Europeia agora em Nova York. E um dos assuntos que vou conversar com ela é para que não coloque esse tema no acordo entre a América do Sul e a União Europeia”, disse Lula.
“[Os europeus] passaram 30 anos dizendo que era a América Latina que não queria o acordo. Pois bem, nós decidimos, temos proposta, e, portanto, não inventem outro argumento para dizer que vão dificultar o acordo”, afirmou em outro momento o presidente.
Além desse encontro, o presidente participará de um evento da Iniciativa Global Clinton, organizado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e da premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates.
O presidente também vai ter um encontro bilateral com o primeiro-ministro da República do Haiti, Garry Conille.
Em Nova York, Lula se reúne com presidente da Comissão Europeia e vai a eventos de Clinton e Bill Gates nesta segunda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.