Você viu? Lula na China, 100 dias de governo, Dalai Lama, brasileiras soltas e os fantasmas do Copan


Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 10 a 14 de abril. A visita de Lula à China, e os 100 dias do novo governo petista. As histórias de fantasmas no Copan, histórico edifício de São Paulo. O pedido de Dalai Lama para que criança o beijasse. A volta para casa das brasileiras presas injustamente na Alemanha.
📩 Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
Negócios na China
Depois de visitar Vladimir Putin na Rússia, e de receber o francês Emmanuel Macron “em casa”, foi a vez de Xi Jinping estreitar laços com outro líder internacional: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente chinês recebeu o presidente brasileiro no Grande Palácio do Povo, em Pequim. Para especialistas ouvidos pelo g1, Xi Jinping tenta estabelecer a China como protagonista global com esses encontros no início do seu terceiro mandato consecutivo.
Lula encerra visita à China com assinatura de 15 acordos
Segundo Lula, o intuito do governo é aprofundar a relação com a China em diversas áreas nos próximos quatro anos – e que “ninguém” poderá proibir essa aproximação.
Lula e Xi Jinping também assinaram uma série de acordos comerciais e de parceria (leia detalhes).
E em declaração conjunta divulgada em nota, os dois países reconheceram que a mudança climática é um dos “principais desafios” da atualidade.
📍 Antes de Pequim, Lula fez uma parada em Xangai, onde participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do Brics. Conheça curiosidades da cidade que é considerada a “Nova York da China”.
➡️ Banco de desenvolvimento da China emprestará R$ 6,5 bi ao Brasil, diz Mercadante
Fantasmas do Copan 👻
“Psiu”, “Homem da Casa das Máquinas”, “Conchinha” e até um elevador temperamental… É tão grande a quantidade de relatos sobre supostos fantasmas (isso mesmo) no Copan, icônico edifício no Centro de São Paulo, que os moradores começaram a catalogar e dar nomes às aparições.
Nas últimas semanas, viralizaram nas redes sociais relatos de moradores do emblemático prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que abriga mais de 5 mil pessoas. Os posts citavam, por exemplo, odores sem explicação e tramas sobrenaturais. Também se lembraram de uma história impactante narrada, ainda em 2019, pelo ator e comediante Paulo Vieira, que mora lá.
Fantasmas do Copan? Moradores contam casos dos ‘vizinhos sobrenaturais’
O g1 ficou intrigado com os casos e decidiu visitar o local para saber mais sobre os tais fantasmas do condomínio, inaugurado em 1966 e tombado como patrimônio da capital paulista. Veja reportagem em vídeo acima. Spoiler: o g1 teve a felicidade de não encontrar nenhum fantasma durante a filmagem.
😱 GAME: conheça as lendas do Copan e ajude o segurança a sobreviver a mais uma ronda
Líder budista em xeque
De Nobel da Paz e admirado por autoridades e famosos, o atual Dalai Lama, líder religioso do Tibete, viu sua imagem ruir com a repercussão de um vídeo nesta semana. Nas imagens que circularam causando indignação e revolta, ele puxa o rosto de um menino para beijá-lo na boca em um evento público e, de acordo com a agência de notícias Reuters, pede para que ele chupe sua língua.
Para além das consequências que o ato pode ter para a imagem de líder religioso, de defensor da paz, da compaixão e da solidariedade, o vídeo pode ter impactos geopolíticos que vão da escolha do sucessor ao avanço do poderio Chinês.
Vídeo mostra Dalai Lama tentando encostar língua em rosto de menino
O atual Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959 e é considerado por Pequim um líder separatista, o que faz com que eventuais críticas a ele sejam interessantes para a China.
“Saíram algumas críticas, por exemplo no China Daily e no Global Times, que são os dois maiores jornais da China”, contou Paulo Menechelli, pesquisador da diplomacia cultural da China e cofundador da rede Observa China, em entrevista ao podcast O Assunto.
“Um deles apresenta de forma bastante curiosa a questão com uma charge que teria um agente ali, aquela imagem do Tio Sam como se ele tivesse ligando pra alguém dizendo ‘avise o nosso agente ali, o nosso ativo ali, em referência ao Dalai Lama, pra ele só usar a língua dele quando for do nosso interesse’. É uma crítica bastante dura e contundente”, avaliou Menechelli.
O Dalai Lama pediu desculpas após o vídeo viralizar.
🛕 Quem é o Dalai Lama? Entenda o que é o título e como líder é escolhido
Beijo foi ‘comportamento inocente de avô’, diz líder tibetano no exílio
Justiça para Katyna e Jeanne
Jeanne Paollini e Kátyna Baía bebendo cerveja após serem soltas na Alemanhã
Reprodução/Redes sociais
Depois de longos 38 dias injustiça e sofrimento, Katyna Baía e Jeanne Paollini finalmente puderam ver e abraçar familiares. As brasileiras estavam presas na Europa por um crime que não cometeram.
Elas foram presas no dia 5 de março em Frankfurt, última conexão a caminho de Berlim, primeiro destino de uma viagem de turismo pela Europa.
Policiais alemães encontraram no bagageiro do avião duas malas com 20 kg de cocaína cada com os nomes delas. Mas a Polícia Federal no Brasil descobriu que as etiquetas das bagagens foram trocadas por uma quadrilha internacional de traficantes. Na semana passada sete pessoas foram presas dentro do aeroporto em Guarulhos.
Katyna relatou as condições do local onde elas ficaram. “É uma cela em que as paredes têm escritas de fezes, tá? É uma cela fria, não tem janela”.
Jeanne disse que viveu dias de pesadelo. “Nós passamos cerca de dezesseis horas trancadas sem convívio social e o que me salvou aqui foi a fé. Dói muito ficar aqui todo dia. Eu acordo e penso: ‘meu Deus, esse pesadelo ainda não acabou’”.
Após serem soltas, elas comemoraram com cerveja, como mostra a foto no início deste texto, e retornaram ao Brasil.
🧳 Por que você deve tirar fotos antes de despachar a sua mala no aeroporto
Lula, 100 dias
Para Andréia Sadi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agiu bem frente ao desafio de ter enfrentar os atos golpistas de 8 de janeiro, e errou, na sua avaliação, ao optar por “chamar para briga” o ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil-PR).
Lula, 100 dias: Andréia Sadi lista acertos e erros
Já para Julia Duailibi, uma surpresa positiva foi a retomada de programas sociais, “que era uma demanda importante diante da crise”; enquanto que entre os pontos negativos ela destaca declarações do presidente que representaram “um tiro no pé” do governo nas questões econômicas.
Ana Flor, Octavio Guedes e Valdo Cruz também fizeram análises sobre os primeiro 100 dias do governo Lula. Veja vídeos com os análises dos colunistas, comentaristas e apresentadores do g1 e da Globonews.
➡️ LEVANTAMENTO: em 100 dias de mandato, Lula cumpriu 1/3 das promessas de campanha
também teve isto 👀
EXPERIMENTO: mulher deixa caverna após 500 dias sem contato com o mundo externo
ENTREVISTA: cantor de ‘Bad Day’ detona próprio hit e diz que sucesso o levou ao alcoolismo
SAÚDE: saiba o que as fezes podem revelar sobre a sua saúde
CALOR DE MANAUS: banda Kiss interrompe show após Gene Simmons passar mal
INCÊNDIO: fogo em abrigo para crianças deixa 4 mortos e 13 feridos no Recife
EUA: quem é o milionário que pagava viagens para um juiz conservador da Suprema Corte
DISCURSO DE ÓDIO: diretora do Flamengo é indiciada por xenofobia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.