Os pacotes estavam sob uma rede de pesca equipada com iluminadores; por isso, acredita-se que a carga foi jogada no mar de propósito para ser recuperada em outro momento. Itália apreende quase 2 toneladas de cocaína que estavam boiando no mar
Quase 2 toneladas de cocaína foram encontradas boiando no mar perto da Itália. A polícia do país disse nesta segunda-feira (17) que trata-se de uma apreensão recorde.
Para dar uma ideia do tamanho dessa apreensão, a polícia informou que no ano de 2021 inteiro foram apreendidas 20 toneladas de cocaína —e, naquele ano, houve um recorde de cocaína encontrada pelas autoridades.
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A droga encontrada recentemente estava armazenada em cerca de 70 embalagens à prova d’água, cuidadosamente lacradas, e envoltas por redes de pescadores equipadas com um dispositivo de sinalização luminosa, disse a polícia italiana, em um comunicado.
Os “métodos peculiares de embalagem e a presença de um dispositivo luminoso para permitir o rastreamento” sugerem que a carga foi despejada no mar por um cargueiro para ser recuperada posteriormente, de acordo com o comunicado.
Policiais puxam rede com pacotes com cocaína perto da Itália, em 17 de abril de 2023
Guardia di Finanza press office/AFP
Aumento de apreensões
As apreensões de cocaína aumentaram mais de cinco vezes de 3,6 toneladas em 2018, observou a polícia na época.
Grupos mafiosos dos países dos Bálcãs, como Albânia, Bósnia e Herzegovina e Bulgária, estão crescendo e importando mais cocaína, e a rota para que a droga chegue até lá passa pela Itália.
Itália apreende 2 toneladas de cocaína que estavam boiando no mar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.