Centenas de pessoas estavam reunidas em escola para receber doações, que totalizaram 5.000 riais iemenitas (R$ 45) por pessoa, quando confusão começou. Pelo menos 78 pessoas morreram em um tumulto na capital do Iêmen, Sanaa, na manhã de quinta-feira (20), horário local.
A Al Masirah TV, principal canal de notícias da televisão dirigida pelo movimento houthi, alinhado ao Irã, disse que várias outras pessoas ficaram feridas, incluindo 13 em situação crítica.
O porta-voz do Ministério do Interior disse em comunicado que a confusão ocorreu durante a distribuição de doações por comerciantes locais. Centenas de pessoas estavam reunidas em uma escola para receber a ajuda, cerca de 5.000 riais iemenitas (R$ 45) por pessoa.
Segundo testemunhas, houthis armados atiraram para o ar para tentar controlar a multidão e parecem ter acertado a fiação elétrica do local, causando uma explosão. Isso provocou pânico e as pessoas, incluindo muitas mulheres e crianças, começaram a correr.
O ministério afirmou que os dois comerciantes responsáveis pela organização do evento foram detidos e uma investigação está em andamento.
78 pessoas morrem em tumulto durante evento de caridade no Iêmen
Adicionar aos favoritos o Link permanente.