Vice-premiê britânico renuncia ao cargo


Dominic Raab deixa sua posição na chapa de Rishi Sunak após investigações sobre sua conduta pessoal contra colegas. Dominic Raab deixando escritório de Rishi Sunak em 26 de outubro de 2022
Hannah Mckay/REUTERS
O vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, renunciou ao governo nesta sexta-feira (21) após uma investigação independente sobre denúncias de que ele intimidava colegas.
A perda do terceiro ministro sênior por causa de sua conduta pessoal nos últimos seis meses prejudicará os esforços de Rishi Sunak para reviver a sorte do Partido Conservador e é um grande embaraço, pois ele entrou em Downing Street em outubro prometendo um governo de integridade.
Raab renunciou em uma carta ao primeiro-ministro antes que o relatório se tornasse público, e sua saída é um revés para Sunak apenas duas semanas antes das eleições para o conselho local inglês, onde seus conservadores devem se sair mal.
“Pedi o inquérito e comprometi-me a renunciar se fosse constatado qualquer tipo de intimidação”, disse a carta de Raab. “Eu acredito que é importante manter minha palavra.”
Como vice-primeiro-ministro, Raab não tinha poderes formais, mas substituía o primeiro-ministro se ele estivesse ausente do parlamento ou incapacitado. No entanto, ele era um aliado político próximo de Sunak e ajudou a lançar sua campanha para ser primeiro-ministro no verão passado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.