Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 17 a 21 de abril. A explosão da Starship. A queda do ministro-chefe do GSI. A prisão de Thiago Brennand. O bebê que ‘invadiu’ a Casa Branca. E os 15 anos do voo do ‘padre do balão’.
📩 Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
Explosão da Starship
Durou cinco minutos o voo da SpaceX. A nave mais poderosa da história explodiu pouco depois de sair da base, em Boca Chica, no estado americano do Texas. Não havia tripulação neste voo de teste.
O propulsor (Super Heavy) estava programado para se separar da cápsula da Starship, mas isso não ocorreu e a missão terminou com o veículo explodindo no céu. De acordo com a empresa, alguns motores foram desligados durante o voo e, por isso, foi preciso acionar um sistema para destruir o foguete. Veja vídeo abaixo:
Foguete Starship explode após lançamento
O voo teria duração de 1h30 se o teste tivesse sido bem-sucedido. Nesse cenário, a Starship continuaria sua subida, quase completando uma volta em torno da Terra antes de cair no Oceano Pacífico.
O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX , e os funcionários da empresa comemoraram por atingir o objetivo principal que seria tirar a espaçonave do solo, segundo a agência Reuters.
🌌 Entenda por que explosões de foguetes podem ocorrer
Queda de ministro
A primeira baixa no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconteceu no GSI, o Gabinete de Segurança Institucional, órgão com status de ministério que, tradicionalmente, é comandado por militares.
Câmeras de segurança mostram ministro-chefe do GSI no Planalto durante o 8 de janeiro
O militar da reserva Gonçalves Dias, até então titular da pasta, pediu demissão na quarta-feira (19). O pedido ocorreu após a divulgação de vídeos que mostram que ele estava dentro do Palácio do Planalto durante a invasão golpista de 8 de janeiro.
À TV Globo, Dias afirmou que estava no Planalto para retirar invasores do local. O GSI disse em nota que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto” e que ” as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas”.
Quem é Gonçalves Dias, ex-ministro de Lula
G. Dias, como é conhecido, prestou depoimento à Polícia Federal no inquérito que apura a invasão. Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações na Suprema Corte, ele foi ouvido na manhã desta sexta-feira (21).
➡️ Quem assume? Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, será chefe interino
➡️ Entenda o que faz o GSI, criado na era Vargas
Thiago Brennand preso
Acusado de estupro, agressão, cárcere privado e ameaça, o empresário Thiago Brennand, preso nos Emirados Árabes, resistiu à abordagem dos agentes; disse que era inocente; e que estava sendo injustiçado. Dias antes da prisão, autoridades do país aprovaram o pedido de extradição do brasileiro.
Exclusivo: veja imagens de Thiago Brennand em refúgio de luxo fora do Brasil
A inteligência da polícia dos Emirados Árabes agiu rápido porque desconfiou que o empresário fosse tentar fugir para a Rússia. As informações foram confirmadas pela TV Globo.
Agora, para transportá-lo de volta ao Brasil, um delegado, dois agentes da Polícia Federal e um escrivão da Interpol treinado em jiu-jítsu foram escalados para a equipe que fará o serviço, dado o histórico de violência do acusado.
Escrivão treinado em jiu-jitsu vai buscar Thiago Brennand nos Emirados Árabes
Como mostrou o Fantástico, ele passou a viver em um hotel cinco estrelas com diárias de até R$ 22 mil em Abu Dhabi após deixar o Brasil em setembro de 2022, quando as acusações vieram à tona.
HÁ 10 ANOS: passagem de Brennand por faculdade teve confusões com professora e alunos e acabou em processo disciplinar
Pequeno ‘intruso’ 🏛
Os quatro metros de altura das grades de proteção que cercam a Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos, não foram suficientes para parar a curiosidade de um bebê que, ops, saiu da vista dos pais e entrou no local. Mas nem precisava de mais altura, já que o “pequeno invasor” usou o vão entre as grades para passar.
Bebê ‘invade’ Casa Branca e é contido por serviço secreto
O menino foi “resgatado” por agentes do serviço secreto norte-americano e devolvido aos pais, que estavam do lado de fora. Eles foram brevemente interrogados por policiais no próprio local e liberados em seguida.
O porta-voz do Serviço Secreto, Anthony Guglielmi, disse que os policiais “encontraram um jovem visitante curioso ao longo da cerca norte da Casa Branca, que entrou brevemente nos terrenos”.
15 anos do ‘padre do balão’
Natural de Ampére, no Paraná, engajado no trabalho em prol dos direitos humanos e um paraquedista experiente. O padre Adelir Antônio de Carli tinha como objetivo voar a bordo de balões de gás hélio como uma forma de chamar a atenção e arrecadar dinheiro para financiar as obras de uma espécie de hotel para caminhoneiros na cidade portuária de Paranaguá, no litoral paranaense.
15 anos do voo do padre do balão
No dia 20 de abril de 2008, ele embarcou de Paranaguá para um voo de balões de gás hélio. A intenção era voar por 20 horas, até chegar em Mato Grosso do Sul. Mas a aventura do “padre do balão”, como ele ficou conhecido, teve um fim trágico. Adelir desapareceu e seus restos mortais só foram encontrados meses depois. Leia reportagem e veja vídeo aqui.
🎧 PODCAST: a história não contada de Adelir de Carli, o ‘padre do balão’
também teve isto 👀
TIRADENTES: símbolo da Inconfidência Mineira foi dentista comerciante, minerador, alferes e traído
PREVISÃO DO TEMPO: após neve e ‘chuva congelada’, frio se intensifica no Sudeste e Sul
VÍDEO: bombeiros salvam casal à deriva em bolha inflável na Praia de Copacabana
COMPRAS INTERNACIONAIS: governo recua e mantém isenção entre pessoas físicas até US$ 50, diz Haddad
DEPOIMENTO DE ASSESSOR: coronel Cid disse que joias iriam para acervo pessoal de Bolsonaro
DANIEL ALVES: em novo depoimento, jogador admite penetração, mas alega relação consensual
MOONBIN: membro do grupo de K-Pop morre aos 25 anos
LAUDO PERICIAL: suspeito de divulgar fotos de corpos de Marília Mendonça, Cristiano Araújo e Gabriel Diniz é preso
VOO RIO-PARIS: Justiça francesa absolve Airbus e Air France por queda em 2009
TRATAMENTO CONTRA LINFOMA: morre pai dos quíntuplos capixabas que participaram de reality
Você viu? Explosão da Starship, queda do ministro-chefe do GSI, bebê ‘invasor’ na Casa Branca e 15 anos do ‘padre do balão’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.