Presidente da China teve telefonema com Zelensky, diz mídia estatal chinesa


Pequim deve enviar representantes especiais para a Ucrânia com a intenção de desenvolver conversas de paz para o conflito entre Moscou e Kiev. Presidente da China, Xi Jinping, durante reunião do Partido Comunista Chinês
Ng Han Guan/AP
O presidente da China, Xi Jinping, fez uma ligação telefônica com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta quarta-feira (26), informou a mídia estatal chinesa CCTV.
A China enviará representantes especiais à Ucrânia e manterá conversas com todas as partes para resolver a crise lá, disse o presidente Xi Jinping a seu equivalente ucraniano.
A China se concentrará na promoção de negociações de paz e fará esforços para um cessar-fogo o mais rápido possível, disse Xi para Zelensky, de acordo com o relatório.
Xi disse no início de abril que estava disposto a falar com Zelensky. Zelensky pediu repetidamente a Xi para encontrá-lo, inclusive depois que o líder chinês visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou no mês passado.
Zelensky fala com jornalistas em Kiev no dia em que a guerra na Ucrânia completa 1 ano
Genya Savilov/AFP
A ligação mostra a posição objetiva e imparcial da China em assuntos internacionais e seu senso de responsabilidade como um país importante, disse o Ministério das Relações Exteriores da China.
“O que a China fez para ajudar a resolver a crise na Ucrânia foi honesto”, disse Yu Jun, vice-chefe do departamento da Eurásia do Ministério das Relações Exteriores.
Presidente chinês, Xi Jinping, durante encontro com Vladimir Putin, presidente russo, em Moscou no dia 5 de junho de 2019
Maxim Shipenkov/Pool via Reuters
A Rússia, já sabendo sobre a ligação, se pronunciou positivamente sobre a atitude chinesa.
“É notável a prontidão do lado chinês em fazer esforços para estabelecer um processo de negociação”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.