Navalny pode estar sendo envenenado lentamente, diz porta-voz do líder da oposição preso na Rússia


Segundo Kira Yarmysh, político sofre de uma doença desconhecida que não está sendo tratada por ninguém. Alexei Navalny, líder da oposição russa, durante audiência em maio de 2022
Evgenia Novozhenina/REUTERS
Alexei Navalny, o líder da oposição mais proeminente da Rússia, está lutando contra uma doença misteriosa na prisão e emagreceu 8 kg em pouco mais de duas semanas. Sua porta-voz, Kira Yarmysh, afirma que ele pode estar ingerindo algum veneno de ação lenta.
“Não excluímos que neste exato momento Alexei Navalny esteja sendo lentamente envenenado, sendo morto lentamente para atrair menos atenção”, disse Yarmysh em um post no Twitter.
“Ele está sendo mantido em uma cela de punição com dor aguda e sem ajuda médica”, denuncia ela.
Um ex-advogado que ganhou destaque há mais de uma década por satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e expressar alegações de corrupção em grande escala, Navalny há muito prevê que a Rússia pode enfrentar uma turbulência política.
Em 2020, ele sobreviveu a uma aparente tentativa de envenenamento, durante um voo na Sibéria, com o que testes de laboratório ocidentais determinaram ser um agente nervoso. A Rússia nega que tenha tentado matá-lo.
Navalny foi tratado por envenenamento na Alemanha, mas voltou voluntariamente para a Rússia em 2021, onde foi detido na chegada e encarcerado em um caso de fraude que ele chama de motivação política.
Yarmysh disse que, devido à doença misteriosa de Navalny, os serviços de emergência foram chamados durante a noite de sexta (7) para sábado (8) para a colônia penal IK-6 de segurança máxima em Melekhovo, a 250 km de Moscou, onde ele preso.
Advogado
Alexei Navalny está preso há dois anos, está doente e sem atendimento médico, confirmou seu advogado, Vadim Kobzev, na última terça-feira (11). A situação é muito estranha, segundo o advogado.
Segundo o advogado, Navalny, de 46 anos, sofre de uma doença desconhecida que não está sendo tratada por ninguém.
“De acordo com seu registro médico, ele perdeu oito quilos nos últimos 15 dias”, disse o defensor. Segundo ele, os pacotes de remédios enviados pela mãe de Navalny estão sendo devolvidos.
Kobzev indicou que não descarta a possibilidade de as autoridades estarem permitindo que a saúde do opositor se deteriore “progressivamente”. “Exigiremos exames toxicológicos e radiológicos”, afirmou.
No início do ano, Alexei Navalny disse que estava sofrendo com sintomas gripais e não tinha acesso adequado a atenção médica. Seus simpatizantes denunciaram uma tentativa do governo da Rússia de “matá-lo aos poucos”.
Quem é Navalny
Navalny é um ativista de oposição ao presidente Vladimir Putin. Ele foi preso na Rússia em janeiro de 2021, ao retornar ao país da Alemanha, para onde ele tinha ido se recuperar de um envenenamento que ele atribuiu ao governo russo.
Em março do mesmo ano, o ativista foi condenado a nove anos de prisão em regime rigoroso por acusações de fraude, que ele considera fictícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.