Rússia ataca museu no leste da Ucrânia e mata 1, diz Zelensky


Além da vítima fatal, outras 10 ficaram feridas. Kiev alega que o ataque foi feito por um míssil russo S-300. Membros da polícia ucraniana inspecionam museu que foi bombardeado na cidade de Kupiansk em 25 de abril de 2023
Polícia Regional de Kharkiv/via REUTERS
Forças russas atingiram um museu no centro da cidade de Kupiansk, no leste da Ucrânia, durante um ataque nesta terça-feira (25), matando uma pessoa, ferindo 10 e deixando outras sob os escombros, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Até agora sabemos de um funcionário do museu morto e 10 feridos. Há mais pessoas sob os escombros. A recuperação do bombardeio continua. Todas as agências necessárias estão envolvidas”, escreveu Zelensky pelo seu Telegram.
O chefe de gabinete do presidente e o governador regional disseram que o dano foi causado por um míssil russo S-300.
Zelensky postou um vídeo de um prédio devastado que expeliu entulho e detritos na rua. Suas janelas foram quebradas e uma seção da parede e do telhado foram destruídas.
Kupiansk, que tinha uma população pré-guerra de 26.000 habitantes, fica na região de Kharkiv. É um importante centro ferroviário que foi ocupado pelas forças russas por meses depois que invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022.
As forças ucranianas os expulsaram de Kupiansk em uma contraofensiva relâmpago em setembro que também recapturou as cidades de Izium e Balakliia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.